terça-feira, 9 de novembro de 2010

sobre o reggae e os significados das cores


reggae é um estilo de musica originário da Jamaica. O cantor de reggae mais famoso é Bob Marley. O estilo deixou sua marca e arrastou muitos fãs no seu apogeu.O reggae é uma musica para ser sentida e não apenas para ser ouvida como disse Bob Marley "o reggae quando bate, você não sente dor" e graças a isso o reggae é a música que os rastafaris escutavam para ficar em paz com o mundo e consigo mesmo. O mais conhecido é o reggae roots ou reggae de raiz, no qual o mais importante é o sentimento. Não há regras, cada um compõe como quiser, dependendo unicamente da inspiração individual. Entretanto, o tema das músicas sim, na sua grande maioria, fala de paz, união e amor. O movimento reggae tem uma grande legião de seguidores no Brasil e seguidores esses que vêm aumentando dia após dia.
Primeiramente foi tocado nas montanhas, chamando-se Nyabinghy (Liberdade). Traduzindo um sentimento de liberdade, a música era tocada somente por tambores e cantada. Com o passar dos tempos, foram surgindo outros ritmos e daí as variações do reggae.
As cores do reggae são o verde, amarelo, vermelho e preto, e cada cor tem um significado:
* Verde - Vegetação
* amarelo - riqueza mineral
* vermelho - sangue derramado durante a escravidão
A Jamaica foi povoada por europeus e escravos africanos, mistura que gerou músicas quentes e sincopadas. No fim dos anos 50, o calipso se mistura ao rhythm’n’blues americano e nasce o ska, ritmo que logo é influenciado pela soul music e instrumentos eletrônicos (baixo e guitarra ). No começo dos anos 60, a independência da Jamaica provoca o êxodo rural e o crescimento das favelas urbanas, e o ska é adotado pelos rude boys, a moçada das favelas.
Diz a lenda que um verão muito quente fez os músicos "desacelerarem" o ritmo do ska, com dó do povo que se desidratava ao dançar... Surge o rock steady, mais lento e melódico.
No fim dos anos 60, a incorporação dos "cânticos rastafari", com maior repetição rítmica e um tom de protesto, gera o movimento Reggae (ou reggay), com baixo e bateria em primeiro plano. Reggae, para Bob Marley, traduzia-se por "Música dos Reis"; para outros músicos, era na época uma gíria comum em Kingston, a capital da Jamaica: coisa de rua, sem importância ou íntima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário